Collector's
Studios Ltda.
::: Collector's ::: Rádio Collector's

Ouvintes online:
• Visualizar em 800 X 600 pixels • Internet Explorer ou Firefox
HOME NOSSA PROPOSTA O DISCO O RÁDIO NOTÍCIAS RECADASTRAMENTO FALE CONOSCO BUSCAS LOJA
     
Web Site




   O disco de 78 rpm no Brasil

O fonógrafo foi inventado por Edison sob a forma de cilindro e aperfeiçoado para o disco por Emile Berliner. No Brasil, o introdutor foi Frederico Figner, mais conhecido como Fred Figner, que para cá trouxe o invento em 1902 e aqui lançou as primeiras gravações seja sob a forma de cilindro seja sob a forma de discos ou chapas, como eram chamadas.

Estas gravações figuram na Discografia Brasileira como as gravações mecânicas no período de 1902 até 1927 quando tiveram inicio as gravações elétricas.

As mecânicas são conhecidos como os discos da Casa Edison e as elétricas já receberam o nome dos novos fabricantes: Odeon, Victor, Columbia, Brunswick e Parlophon. Foram as primeiras marcas do mercado.

Em 1931 a Parlophon foi absorvida pela Odeon. A Brunswick deixou o mercado brasileiro por esta época e em 1945 a Columbia passou a se chamar Continental. As marcas Star, Sinter, Todamérica, Copacabana e outras vieram depois, no final da década de 40 ou início da década de 50.

Mais para o final, já próximo da década dos 60, surgiram uma infinidade de marcas de vida efêmera mas que nem por isso deixam de ser importantes porque vamos encontrar nelas o registro da música de muito compositor de renome e até mesmo alguns cantores que marcaram época no Brasil.

Estes discos registraram toda a cultura musical brasileira de 1902 até 1964 quando desapareceram do mercado dando lugar aos long-playings que no Brasil começaram a ser fabricados em 1950.


SOBRE
O disco no Brasil
SELOS
RCA Victor
PERSONALIDADES
Vida & Obra
RELACIONADOS
Carnaval
Efemérides
MPB por gêneros

Copyright © 1997 - 2016 - Collector's Studios de Restauração de Áudios Ltda. Todos os direitos reservados.
Caixa Postal, 92.888 - Centro - Teresópolis - RJ - CEP: 25953-970 - Telefax: 0**21 3643-6700