Collector's
Studios Ltda.
::: Collector's ::: Rádio Collector's

Ouvintes online:
• Visualizar em 800 X 600 pixels • Internet Explorer ou Firefox
HOME NOSSA PROPOSTA O DISCO O RÁDIO NOTÍCIAS RECADASTRAMENTO FALE CONOSCO BUSCAS LOJA
     
Web Site



Breve história da Música Brasileira
Schottisch e Polca

HISTÓRICO   I   ACERVO    


A Schottisch

A shottisch é escocesa e começou a generalizar-se na Europa em meados do século XIX. Era conhecida como polca alemã e mais tarde recebeu o nome da sua origem: schottisch.

Harmonizada em compasso 4 por 4 ou 2 por 4 tinha um ritmo mais vivo que a valsa e mais lento que a polca. Era dançada aos pares em passos e volteios que mudavam conforme a moda.

Foi muito bem recebida no Brasil como aliás todas as músicas de danças e tornou-se em pouco tempo muito popular. A schottisch teve a sua onda. Aurélio Cavalcanti, o pianista de todos os bailes, foi um dos maiores cultores da schottisch sendo suas composições muito apreciadas na época. Outro grande compositor desse gênero foi Anacleto de Medeiros de quem podemos citar a schottisch Implorando. Irineu de Almeida compôs a schottisch - Os olhos dela - música sentimental que mereceu de Catullo da Paixão Cearense uma bela poesia

Segundo Mariza Lira, "os namorados da época davam às suas escolhidas, como presente, a encantadora schottisch que iria traduzir o encanto dos olhos desejados."

Não encontramos muitos exemplos de schottisch no estilo daquela época. As que aparecem no acervo ilustrativo, porém, são bem representativas.

A Polca

O nome não tem nada com polaca ou polonesa. Foi mais ou menos em 1830 que um jovem da Boêmia compôs uma linda música em ritmo rico a que chamou de polca. Um maestro da localidade ao escrever a música deu-lhe o nome de Esmeralda.

Essa modalidade musical escrita em compasso binário, foi muito dançada na Polônia e aceita com entusiasmo em toda a Europa. Por volta de 1870 foi bem recebida pelos brasileiros. Uma suave modificação no ritmo tornava-a em polca de salão, polca brilhante, polca-marcha, polca-choro, polca típica, etc.

Dentre os compositores mais famosos daquela época podemos citar Irineu de Almeida, José Belisário de Santana, Chiquinha Gonzaga, Alfredo Dutra, Pedro Galdino, Anacleto de Medeiros, Cardoso de Menezes, Mário Alves, Luiz de Souza, Amadeu Taborda, Joaquim Antônio da Silva Calado, Juca Storoni (Costa Junior), José Soares Barbosa, Pixinguinha e outros.

José Maria Campos Manzo


GÊNEROS DE MPB
Baião
Canção
Choro
Frevo
Lundu
Marcha
Maxixe
Modinha
Samba
Schottisch e Polca
Tango Brasileiro
Valsa
Copyright © 1997 - 2016 - Collector's Studios de Restauração de Áudios Ltda. Todos os direitos reservados.
Caixa Postal, 92.888 - Centro - Teresópolis - RJ - CEP: 25953-970 - Telefax: 0**21 3643-6700