Collector's
Studios Ltda.
::: Collector's ::: Rádio Collector's

Ouvintes online:
• Visualizar em 800 X 600 pixels • Internet Explorer ou Firefox
HOME NOSSA PROPOSTA O DISCO O RÁDIO NOTÍCIAS RECADASTRAMENTO FALE CONOSCO BUSCAS LOJA
     
Web Site



Rádios & Produtores
COLEÇÃO ASSIM ERA O RÁDIO



Apresentação

Esta coleção tem por finalidade resgatar a memória do Rádio brasileiro. Os que conheceram o Rádio nos seus tempos áureos devem se recordar do importante papel desempenhado por esse veículo na comunicação de massa e na integração nacional. Sem o Rádio, possivelmente, o Brasil teria se dividido em várias partes com hábitos e até línguas diferentes. O Rádio teve o mérito de impedir que isso acontecesse levando, através das ondas curtas, a mensagem que unia todos os brasileiros em torno de um mesmo ideal e uma mesma língua.

O Rádio teve início no Brasil na década de 20 e daí até meados da década de 60 exerceu sua influência benéfica sobre o povo brasileiro. Por ser um veículo que se comunicava apenas pelo sentido da audição, fazia com que a imaginação fosse estimulada para se "visualizar" mentalmente aquilo que estava sendo transmitindo. Em conseqüência, as pessoas atingidas eram mais criativas graças a este estímulo à imaginação. Com o advento da Televisão a coisa mudou. A Televisão mostra tudo e não exige que o espectador desenvolva a imaginação.

O Rádio daquela época era didático. Os programas procuravam transmitir conhecimentos ao povo, tanto na área da cultura geral como na área da moral. Não havia programas de violência e instigação sexual. Tudo era feito de modo a educar o povo. Além disso proporcionava informação musical mais refinada pois apresentava programas musicais de alto nível, tanto na área popular como na área erudita. Havia, naquele tempo, muito mais música composta por pessoas de alto nível cultural, tais como advogados, médicos, jornalistas, enfim, pessoas que possuíam instrução superior.

Programas como Um milhão de melodias, Festivais GE, Ondas musicais, Quando canta o Brasil ou mesmo os programas dos principais cantores da época como Francisco Alves, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Vicente Celestino, Dalva de Oliveira ou Sílvio Caldas eram apresentados todas as semanas levando portanto, com freqüência, boa música ao ouvinte.

Se o problema era rir, tínha a P.R.K. 30, o Balança mas não cai, Tancredo e Trancado ou Piadas do Manduca que apresentava humorismo sadio sem descambar para a pornografia.

Havia a Ginástica pelo Rádio, havia o Rádio Almanaque Kolynos, os programas de Almirante como Curiosidades Musicais, No tempo de Noel Rosa, O pessoal da Velha Guarda, Caixa de Perguntas, Instantâneos Sonoros do Brasil, Aquarelas do Brasil, A história do Rio pela música, havia o Dicionário Toddy, a biografia dos grandes músicos em Convite à Música e outros programas de nível cultural elevado.

No Rádio-teatro estava o forte do Rádio. Histórias bem escritas, instrutivas e construtivas como Atire a primeira pedra, Que o céu me condene, Grande Teatro De Millus, Grande Teatro Toddy, Obrigado Doutor (exaltando a classe médica), Romance Musical e muitos outros escritos por autores consagrados ou textos adaptados de grandes teatrólogos.

O Brasil inteiro ligava-se no Repórter Esso para saber o que se passava no país e nele não ouvia notícias de crime que só eram referidas se fossem de relevante importância envolvendo personalidades de destaque na sociedade. Hoje, qualquer desastre de automóvel, dos que acontecem aos milhares no país, é noticiado com destaque.

Na coleção Assim era o rádio, estamos trazendo de volta a lembrança de como era o Rádio e como ele era útil na formação moral e cultural do nosso povo. A Coleção representa uma contribuição aos estudiosos que desejarem conhecer melhor uma Época de Ouro da vida brasileira.


SOBRE
O rádio no Brasil
O convênio MIS
A coleção AER
COLEÇÃO / ACERVO
Assim era o Rádio
Catálogo PDF v3.39
Catálogo RTF v3.39
RESTAURAÇÕES
Projeto Panorama

RÁDIO COLLECTOR'S
64kbps 44.1kHz Stereo
24 horas no ar
Até 100 usuários
Seleções Collector's

Copyright © 1997 - 2016 - Collector's Studios de Restauração de Áudios Ltda. Todos os direitos reservados.
Caixa Postal, 92.888 - Centro - Teresópolis - RJ - CEP: 25953-970 - Telefax: 0**21 3643-6700