Collector's
Studios Ltda.
::: Collector's ::: Rádio Collector's

Ouvintes online:
• Visualizar em 800 X 600 pixels • Internet Explorer ou Firefox
HOME NOSSA PROPOSTA O DISCO O RÁDIO NOTÍCIAS CADASTRE-SE FALE CONOSCO BUSCAS LOJA
     
Web Site


   A coleção "Assim era o Rádio"

Infelizmente não temos exemplos do rádio praticado no início de suas atividades no Brasil. Não eram feitas gravações ou melhor, as poucas existentes eram fixada em discos de 78 rpm como os pronunciamentos de Cesar Ladeira na Revolução de 30 ou 32 e que aparecem na série "Ascensão e Queda de Getúlio Vargas" mas estas o tempo encarregou-se de destruir, com raríssimas exceções.

As gravações de programas começaram em 1938 na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Preocupados em conferir a qualidade dos programas irradiados os produtores daquela emissora conseguiram que os principais programas passassem a ser gravados para posterior estudo. Aos poucos todos os programas tiveram esta concessão e foi graças a isto - sugestão de Almirante, José Mauro, Haroldo Barbosa e outros - que pôde ser criada a nossa coleção Assim era o Rádio. Tal procedimento estendeu-se posteriormente à Rádio Tupi, também do Rio, quando para lá foram, em meados da década de 40, vários produtores e artistas da Rádio Nacional.

Os discos são grandes - 16 polegadas de diâmetro - e não cabem em qualquer toca disco. É necessário uma aparelhagem especial assim como agulhas especiais pois as da época da gravação não existem mais. Trazem gravados 15 minutos de cada lado. Os discos são feitos com uma base de alumínio e uma camada de acetato por cima. Sobre o acetato fazia-se o corte da gravação fixando-se nele, as vibrações sonoras geradas dentro do estúdio.

Pela sua fragilidade muitos discos se estragaram com o tempo mas o que sobrou do acervo foi doado em 1965 para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. As gravações da Tupi foram conservadas por Almirante e um ou outro colecionador.

A Collector's adquiriu os da Tupi e alguns da Rádio Nacional diretamente com os produtores e a grande maioria através de um convênio com a Fundação Museu da Imagem e do Som.

Se você tem algum disco com as características acima entre em contato conosco para uma negociação. Nosso telefone é o 0**21 3643-6700. Veja agora a relação de programas no acervo.

SOBRE
O rádio no Brasil
O convênio MIS
A coleção AER
COLEÇÃO / ACERVO
Assim era o Rádio
Catálogo PDF v3.39
Catálogo RTF v3.39
RESTAURAÇÕES
Projeto Panorama

RÁDIO COLLECTOR'S
64kbps 44.1kHz Stereo
24 horas no ar
Até 100 usuários
Seleções Collector's

Copyright © 1997 - 2016 - Collector's Studios de Restauração de Áudios Ltda. Todos os direitos reservados.
Caixa Postal, 92.888 - Centro - Teresópolis - RJ - CEP: 25953-970 - Telefax: 0**21 3643-6700